Publicadas as primeiras normas ISSB para relatórios de sustentabilidade

Crédito: Fundação IFRS®

Hoje teve início uma nova era na temática ESG.

O ISSB (International Sustainability Standards Board) publicou suas 2 primeiras normas.

A primeira é o IFRS S1 (General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information). O IFRS S2, a segunda, é denominada Climate-related Disclosures.

Sumário

O ISSB acaba de lançar suas primeiras normas – IFRS S1 e IFRS S2 – inaugurando uma nova era de divulgações relacionadas à sustentabilidade nos mercados de capitais em todo o mundo.

As normas ajudarão a melhorar a confiança e a credibilidade nas divulgações das empresas sobre sustentabilidade, fornecendo informações relevantes para a tomada de decisões de investimento.

Pela primeira vez, as normas criam uma linguagem comum para divulgar o impacto dos riscos e oportunidades relacionados ao clima nas perspectivas de uma organização.

As normas serão oficialmente lançadas pelo presidente do ISSB, Emmanuel Faber, na conferência anual da IFRS Foundation hoje, durante uma semana de eventos realizados por bolsas de valores ao redor do mundo, incluindo Frankfurt, Johannesburg, Lagos, Londres, Nova York e Santiago de Chile. O Fórum de Mercados de Capitais da ASEAN também sediará um evento de lançamento em Singapura.

O discurso de Emmanuel Faber – disponível para assistir ao vivo na página da Conferência da IFRS a partir das 13:30 BST – enfocará o papel das normas do ISSB em garantir que as empresas divulguem informações globalmente comparáveis sobre riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade, que sejam úteis para os investidores

IFRS S1 e IFRS S2

O IFRS S1 estabelece um conjunto de requisitos de divulgação projetados, para permitir que as empresas comuniquem aos investidores os riscos e oportunidades relacionados à sustentabilidade que enfrentam no curto, médio e longo prazo.

Já o IFRS S2 estabelece divulgações específicas relacionadas ao clima e é projetada para ser usada em conjunto com o IFRS S1.

Ambas as normas incorporam completamente as recomendações do Grupo de Trabalho sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (Task Force on Climate-related Financial Disclosures – TCFD).

Logo TCFD

Referência global

As normas foram desenvolvidas com base em um extenso feedback do mercado e em resposta a solicitações do G20, do Conselho de Estabilidade Financeira e da Organização Internacional das Comissões de Valores (International Organization of Securities Commissions – IOSCO), bem como de líderes do setor empresarial e de investidores.

Esse apoio a uma referência global abrangente de divulgações relacionadas à sustentabilidade demonstra a ampla demanda por uma compreensão consistente de como os fatores de sustentabilidade afetam as perspectivas das empresas.

As normas do ISSB foram projetadas para garantir que as empresas forneçam informações relacionadas à sustentabilidade junto com as demonstrações financeiras, no mesmo pacote de relatórios. 

Os “IFRS S” foram desenvolvidao para serem usados em conjunto com quaisquer requisitos contábeis. Além disso, elas se baseiam nos conceitos que fundamentam as Normas Contábeis IFRS, exigidas em mais de 140 jurisdições. As normas do ISSB são adequadas para aplicação em todo o mundo, criando uma base global verdadeiramente abrangente.

Adoção das normas do ISSB

Agora que as normas IFRS S1 e IFRS S2 foram emitidas, o ISSB trabalhará com jurisdições e empresas para apoiar sua adoção.

Os primeiros passos serão a criação de um Grupo de Implementação de Transição para auxiliar as empresas que aplicarem as normas e o lançamento de iniciativas de capacitação para promover uma implementação eficaz.

O ISSB continuará a colaborar com jurisdições que desejam exigir divulgações incrementais além da referência global e com a GRI para apoiar a elaboração de relatórios eficientes e eficazes quando as normas do ISSB forem aplicadas em conjunto com outras normas de relatórios.

Esse site utiliza cookies 

Armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.

Politica de Privacidade